No último sábado (25/03/2017), no Centro Esportivo Miécimo da Silva, aconteceu a outorga de faixas da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro, autorizado pela Confederação Brasileira de Judô, onde a FJERJ representada pelo Presidente Francisco Grosso, conseguiu junto ao Conselho Nacional de Graduação, a promoção de graus para oito judocas. Todos os pedidos estavam embasados no Regulamento para Exame e Outorga de Faixas e Graus, que estabeleceu em 1991, as normas para realização de exames de promoção, outorga e controle de faixas e graus do judô no Brasil.
O evento foi marcado pelo cerimonial de entrega das faixas, dentre eles o Prof. Dr. Ricardo Ruffoni, docente da disciplina de Judô na UFRRJ/IE-DEFD e coordenador técnico da Equipe Ruffoni recebeu o certificado de 7° dan do Presidente da Federação e destaca que ser “ Ser Kodansha é ter um nível de pós-graduação dentro do judô. Dado notório conhecimento técnico, filosófico e moral. Portanto é a imagem de uma grande fonte de conhecimentos, ele deve ter a última palavra, o porto seguro e, para isso, sua liderança deve ser estabelecida naturalmente pelo seu carisma e sabedoria, conquistando assim o respeito e admiração de todos.’’
Deve ser o modelo a ser seguido, já que sua posição é de perpetuador dos ensinamentos do Mestre Jigoro Kano e representante da Kodokan.
Professor Ruffoni, destaca ” Um dia mais que especial, promoção ao 7° DAN de judô. Enfim, após alguns anos de tentativa, o sonhado 7°dan, são 50 anos de contribuição à prática judoística, como aluno, atleta, técnico, vários cargos em nível de gestão da FJERJ, professor do ensino superior em disciplinas de judô, lutas e de cunho pedagógico, produção cientifica, formação de inúmeros núcleos, cidadãos e atualmente 52 faixas pretas. Difícil agradecer a alguém em especial, para não cometer o equívoco ou a deselegância de esquecer nomes, na memória vem à lembrança da família e um dos ícones do judô brasileiro, meu eterno Mestre Massami Ogino.( 9° dan ). Agradeço de todo o coração e emoção a todos os alunos que tive a honra de ensinar e educa-los, professores pelos ensinamentos transmitidos ao longo do tempo e que contribuíram na minha formação técnica e acadêmica, especialmente aos nossos queridos pais que acreditam em nossas propostas formativas, meus professores da equipe e amigos que estão sempre por perto, principalmente em momento difíceis.
Um sentimento único para os amantes da arte suave, vamos em frente…agora é compartilhar esse momento de Luz.
Sucesso sempre !!!